Nobel de literatura anuncia vencedor 2017


                O escritor japonês Kazuo Ishiguro, erradicado na Inglaterra entrou para o seleto time de ganhadores da honraria nesta quinta-feira (05 de outubro). Anunciado como vencedor o autor de oito livro (7 romances e um livro de contos) que é considerado um dos mais importantes nomes da literatura inglesa da atualidade, não era o favorito à levar o Nobel deste ano.

                Em entrevista a rede britância BBC, o escritor declarou que ainda não havia sido contactado pelo comitê organizador do prêmio e que chegou a pensar que sua indicação não fosse de verdade.  Para Ishiguro receber o prêmio Nobel é “uma honra magnífica, principalmente porque isso significa que estou seguindo as pegadas dos maiores autores que já viveram, então é uma conquista excelente”.

                Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, Japão em 1954, ele mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade. Autor de oito livros, entre eles sete romances e um livro de contos, suas obras são em inglês. Aqui no Brasil suas obras são publicadas pela Companhia das Letras e dois de seus livros já foram adaptados para o cinema.

                Durante o anúncio do prêmio, a secretária-permanente da Academia Sueca, Sara Danius, enfatizou que o autor aborda temas como memória, passagem do tempo e autoilusão em seus livros. O filme “Vestígios do dia” (1993), estrelado por Anthony Hopkins foi lembrado pela Academia. Ano passado o ganhador do prêmio Nobel foi Bob Dylan, o que causou bastante polêmica na época. Em 1995, o escritor recebeu a Ordem do Império Britânico e seus livros já foram traduzidos para 28 idiomas. Atualmente ele mora em Londres com a mulher e a filha. 

             Obrigada por acompanharem meu trabalho. Não se esqueçam de seguir as redes sociais do blog e o canal do Youtube (Clique aqui para se inscrever). Bjoxxx e até a próxima =) 



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários :

Postar um comentário